terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Desacelere, pela paz no trânsito

“Não quero um dia a mais. Quero um dia de paz” (Herbert Vianna)

A pressa em excesso faz a gente abusar do velocímetro. Quantas vezes desejei que meu carro fosse equipado como o do Batman, que em meio àquele enorme congestionamento sobrevoasse a avenida e me fizesse chegar a tempo. E quantas mais pisei fundo no acelerador para tentar chegar mais rápido ao destino. Fazer uma conversão errada, trafegar acima do permitido, avançar sinal vermelho: quem não cometeu um desses delitos que atire a primeira pedra (mas não no vidro, por favor).
O lado mais perverso da urgência é quando, estressados, encontramos alguém em estado pior. Colisão frontal, não raro perda total. Quando dois motoristas se atacam verbal ou fisicamente por conta de uma fechada, ultrapassagem ou qualquer outro motivo banal, a vida está em risco. Recentemente um menino de dois anos foi assassinado numa discussão entre o condutor, seu tio, e outro motorista, que resolveu atirar no carro que transportava crianças.
Antes de sair de casa, busque paz. Dentro do volante, tenha claro em mente que um automóvel é só isso: um veículo de transporte, não uma arma, nem símbolo de poder. Na estrada, acho graça daqueles caminhões imensos que trazem a inscrição “Globetrotters”, lembrando os gigantes das quadras de basquete. Alguns, entretanto, acham que o tamanho do veículo lhes dá o direito de literalmente passar por cima de quem se atrever ficar no seu caminho. São os donos da estrada. Por outro lado, também são vítimas dos abusadinhos, que desdenham a lentidão dos veículos de carga e acham que rapidez é tudo.
Se alguém quiser ultrapassar, dê passagem. Pode ser uma emergência. Nunca aceite provocações, nem desafie o outro, pois você não sabe quem ele é e o que tem no porta-luvas. Respeite as regras de trânsito, as sinalizações e os limites de velocidade (vou ser xingada, mas... benditos radares!). Por fim, desacelere. Nada pode ser mais precioso que o seu bem-estar. Pratique direção defensiva. Seja gentil com pedestres. Instale um aparelho de som e relaxe ao som de boa música quando o trânsito parar. Diga sim para a paz. Diga sim para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário