sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Promessas de Ano-novo

"Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?"
("A Lista", Oswaldo Montenegro)

Todo ano, refazemos a mesma lista de promessas: desacelerar, procurar velhos amigos, comer menos, fazer exercícios, parar de fumar... Mas no correr dos dias, semanas e meses, elas nunca se concretizam.
Neste alvorecer de 2010, vou esquecer as promessas. Fazer um tratado comigo mesma. Sem o rigor das coisas impostas, das regras, dos objetivos tão irreais. O compromisso é colocar o bem-estar em primeiro plano, buscar qualidade de vida e alegria. Livre assim, sem entrar em detalhes, enumerações.
Minha médica costumava dizer "Se você estiver bem, tudo e todos ao teu redor estarão também". Quando estamos felizes, somos melhores. Então que esta seja nossa única meta.

2 comentários:

  1. Bom mesmo deixar essa coisa de listas de resoluções.
    Tb já assumi esse compromisso comigo, há alguns meses. E por isso busco a serenidade, a paz de espírito, para atrair os que tem bom astral e tb ajudar a espalhar bons fluidos por ai. Porque, cá entre nós, amiga,a coisa anda ruim, a convivência entre as pessoas parece cada vez mais difícil.
    Vamos fazer a nossa parte pra tentar fazer deste um mundo melhor, mesmo que seja apenas no nosso mundinho, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É isto, Katia! Acho que se nós estivermos bem a energia negativa dos outros não nos afeta. É o caso daquele rapaz que sempre que passava por uma senhora dava "bom dia", mas ele nunca respondia. Aí seu colega não aguentou: "Por que você continua dando bom dia para esta mulher se ela nunca responde?". Ao que ele disse: "Se ela responde ou não, não importa. Eu não vou mudar meu jeito de ser por causa dos outros". E continuou sorrindo e cumprimentando aquela que o ignorava.
    Beijos e boa semana. Estou postando menos porque já comecei a trabalhar.

    ResponderExcluir